
A gastronomia e os vinhos podem transformar a região de Coimbra num destino turístico de excelência. Foi com este propósito que o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra assinaram um protocolo de cooperação para impulsionar o projeto “Coimbra Região Gastronómica” até 2026.
A iniciativa visa valorizar o património gastronómico regional, promovendo a identidade, qualificação e inovação do setor. No plano que se estende até 2026, entre as ações previstas estão a criação de cartas e guias gastronómicos, a qualificação de eventos os 19 municípios da região e a implementação do observatório gastronómico, com sede no IPC.
Foi neste contexto que se apresentou a 2ª edição do Coimbra Região Gastronómica, um evento organizado pelo Chefe Paulo Queirós, em parceria com a Portugal Green Travel e a Navega Vale. Esta edição reforça o compromisso com a promoção da gastronomia local, destacando produtos icônicos como o leitão da Bairrada, o arroz do Baixo Mondego, a chanfana, os queijos, enchidos e os vinhos da região.
Com um histórico de distinções, como Melhor Destino de Enoturismo do Mundo em 2024 e Região Europeia da Gastronomia em 2021, Coimbra continua a consolidar-se como um polo gastronómico de referência.
Estão preparados para a 2ª edição do Coimbra Região Gastronómica? Fiquem atentos!
Fotos: Diário de Coimbra