O gosto pelo que é nosso…

HISTÓRIA MERCEARIA

Desde sempre que quisemos usar os nossos produtos, principalmente os da região e de pequenos produtores, para conseguir garantir a qualidade que faz a diferença no sabor e na nossa saúde.

O QUE
É NOSSO
É MELHOR

O desejo de vender estes produtos numa pequena Mercearia Tradicional esteve sempre presente. Hoje é possível. Todos os produtos usados para cozinhar no Cordel encontram-se disponíveis para  venda no rés-do-chão.

A MERCEARIA
TRADICIONAL

As mercearias foram os principais estabelecimentos comerciais das aldeias, vilas e cidades portuguesas até à década de 70 e 80.
A história das mercearias tradicionais, cuja imagem de marca eram os armários de madeira para expor os produtos, caixas para cereais e legumes secos, as bilhas para azeite ou vinho em barro ou alumínio, estavam normalmente divididos em dois espaços que comunicavam entre si, a mercearia de um lado e a taberna do outro. Na taberna servia-se copos de vinho, a cerveja e outras bebidas. Servia-se ainda algo para comer, como queijo e sandes diversas. Estes estabelecimentos são um testemunho dos hábitos da venda de produtos “à moda antiga”.
É este conceito que pretendemos trazer de volta aos nossas dias.

Nasce em 2013 num espaço em Santa Clara, Coimbra, e era um “apêndice” ao pequeno restaurante de comida portuguesa.
A ideia de poder disponibilizar os produtos com os quais eram cozinhados os petiscos e os pratos principais sempre foi um desejo, mas poder potenciar os produtos de qualidade de pequenos produtores da região centro e transmontana (origem do Chef Paulo Queiróz) era um sonho.
Recuperámos logo um móvel antigo como os que se usavam que pudesse transmitir a ideia de tradicional e fomos aumentando o leque de produtos.
Ficava ao fundo da sala e não dispunha de muito espaço, mas estava lá, estava presente.

A MERCEARIA
COMO É HOJE

Hoje ela é ainda mais o que imaginámos e continuamos o percurso constante de aproximar ao conceito de Mercearia Tradicional e de vos oferecer os melhores produtos, a maioria deles dos que não se encontram nas grandes superfícies.
Hoje é um espaço maior, onde conseguimos estar mais próximos do conceito, uma zona com os produtos e uma zona para petiscar. Tudo isto fica no rés-do-chão do prédio do Cordel. Pode visitar-nos para fazer as suas compras ou para petiscar e beber um bom vinho com os amigos ou familiares.

Aqui há lugar para a mercearia, recheada com os melhores produtos tradicionais, cuidadosamente selecionados, de pequenos produtores, providenciando uma autêntica viagem no tempo, em direção ao conceito quase perdido da mercearia tradicional de antigamente.
Do azeite ao mel, do vinho aos licores, dos enchidos aos queijos, dos enlatados aos frutos secos, prometemos relembrar sensações, cheiros e sabores das clássicas mercearias que, em crianças, visitávamos com os nossos pais ou avós.

MERCEARIA ACTUAL DO CORDEL